Agora que o Carnaval passou, aqui vão 5 dicas para colocar as contas em dia
Anote tudo
Como o próprio nome sugere, planejamento financeiro envolve planejar — e planejar é primordial para qualquer economia. Portanto, a primeira recomendação é anotar valores recebidos e gastos pretendidos para avaliar, primeiro, se a conta fecha. É importante separar um caderninho, planilha ou aplicativo, deixar esses registros visíveis e se organizar para possíveis cortes de gastos, por exemplo. Criar esse hábito pode significar mais saúde financeira e qualidade de vida no futuro.
Crie metas e estipule prazos
Uma dica importante é criar metas para seus projetos pois motivará a economizar. Por exemplo: comprar um carro, casa própria, aposentar-se confortavelmente, educação dos filhos e fazer a viagem dos sonhos. Estipule prazo para acontecer e planeje as atividades que farão parte desse projeto.
Envolva a família
Buscar uma vida financeira equilibrada é desejar uma realidade melhor para todos. Por isso, envolva a família nesse planejamento para alcançar os objetivos. Todos da casa fazem parte da gestão das finanças: gerenciando, economizando e aplicando o dinheiro.
Gaste menos do que ganha
Dizia Benjamim Franklin: “Tenha cuidado com as pequenas despesas. Um pequeno vazamento, afundaria um grande navio”. Para que isso não ocorra é necessário: cortar os gastos desnecessários/supérfluos; quitar suas dívidas para conseguir economizar dinheiro e trocar juros altos por juros mais baixos, geralmente cartões de créditos e cheque especial, que são os grandes vilões.
Quem guarda, tem!
Existe o ciclo da vida e das finanças: na adolescência é a fase onde se inicia a educação financeira, na fase adulta deve ocorrer a poupança e investimento, assumindo riscos calculados, construindo famílias, construindo patrimônio e fazendo seguros.
E na fase da melhor idade você deve fazer o que gosta usufruindo de tudo isso que construiu ao longo dos anos. Sendo assim, pense em economizar como uma reserva de contingência financeira. Comece ontem, olhe para depois do amanhã e dê sentido a sua poupança (reservas financeiras




Comentários
Postar um comentário