Médico de Juazeiro que atua no serviço público alerta para protocolo de diagnóstico da COVID-19

Médico juazeirense atua diariamente no serviço público (Foto: Arquivo Pessoal)

Um médico de Juazeiro do Norte que preferiu não se identificar, falou nesta segunda (23) com o Site Miséria e alertou para a mudança no padrão para diagnóstico de novo coronavírus. O profissional destacou que pacientes que procurarem a unidade sentinela, que fica na Avenida do Agricultor, caso estejam com sintomas leves, serão orientados para a quarentena, sem a necessidade se realizar o exame para diagnosticar a doença.

Pacientes com sintomas graves sim, serão encaminhados ao Hospital Regional do Cariri, que funciona como referência na região. Isso ocorre porque a transmissão do vírus já é comunitária no Ceará e no país inteiro, segundo informações do Ministério da Saúde.

Pacientes com o mesmo perfil que buscam atendimento na UPA do Limoeiro também seguirão o mesmo procedimento. A unidade sentinela absorve apenas pessoas com quadros acentuados de febre, tosse e falta de ar.

Segundo o médico, a desvantagem desse conduta é que, a partir disso, muitos casos não serão notificados neste momento. Ele explica, no entanto, que essa é a maneira padrão de lidar com a doença neste momento. O profissional acredita que, em Juazeiro do Norte, já há mais de um caso do vírus, apesar de apenas um caso ter sido confirmado pela Secretaria de Saúde.

Os números divulgados pelas autoridades dos estados também devem seguir essa tendência.

A recomendação continua sendo a mesma. Buscar atendimento médico apenas com sintomas de gravidade, como falta de ar. A quarentena é a conduta mais recomendada no momento.

miseria

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro veículos são destruídos em incêndio próximo à delegacia

PMs evitam suicídio em Juazeiro no dia do aniversário de 185 anos da corporação

Empresário de Crato que estava desaparecido teve o corpo encontrado esta manhã