Com pátio superlotado, Demutran, intensifica fiscalização e irá multar por falta de cinto e uso de celular


Juazeiro do Norte tem 664 veículos presos no pátio do Demutran, são 626 motos e 38 carros. Esse dado repassado pelo Departamento Municipal de Trânsito referente ao mês de fevereiro faz parte de um levantamento feito pelo Site Miséria para traçar um panorama geral sobre a situação do trânsito na cidade. 

Estão licenciados na frota de Juazeiro 111.631 veículos. Deste total, 61.033 são motos, os carros somam 35.551 e 15.047 correspondem à outras categorias. 

Os números obtidos com exclusividade traduzem em estatísticas a realidade presenciada todos os dias nas principais ruas da cidade, bairros periféricos e distritos. Motociclistas sem habilitação, ausência de capacete, lacres da placa violado e veículos sem licenciamento são as principais causas de apreensão no município.

Destaca-se que as infrações de trânsito não são uma prerrogativa exclusiva de Juazeiro. Observa-se o mesmo cenário em Crato e Barbalha, por exemplo. 

As imagens obtidas durante a reportagem mostram o pátio do Demutran superlotado de motocicletas. Há também flagrantes de cinco pessoas, incluindo crianças, em uma única moto. Apenas o condutor usava capacete no momento, e de um passageiro de transportando uma poltrona na cabeça, na garupa de uma moto. 



Pátio lotados e infrações no trânsito de Juazeiro do Norte (Foto: Normando Sorácles/Agência Miséria)



(Foto: Normando Sorácles/Agência Miséria)



Apesar das campanhas de conscientização e assídua fiscalização dos órgãos de trânsito, Juazeiro ainda apresenta uma alto índice de descumprimento das leis básicas de trânsito. Moradores de regiões periféricas como o bairro Palmeirinha, por exemplo, alegam que aos domingos têm medo de sair de suas casas. Eles dizem que é frequente flagrar motos empinando em vias públicas, causando insegurança aos pedestres e demais motoristas.



(Foto: Normando Sorácles/Agência Miséria)


Apenas em janeiro deste ano, 335 veículos foram presos em Juazeiro do Norte. Por falta de licenciamento, foram 147; por não apresentar carteira de habilitação, 59; 26 foram por dirigir desabilitado o carro de um terceiro; 17 estavam estacionados em local proibido; outros 17, sem documentação. 

Há ainda prisões onde os condutores estavam sem capacete, foram nove. Lacres violados, também nove, e uma apreensão por falta de algum equipamento obrigatório. 

As motos depositadas nas dependências do órgão de fiscalização de trânsito são um caso à parte. O risco de incêndio é iminente, visto que o combustível não é retirado. Caso ocorra um acidente, o proprietário do veículo deverá ser indenizado, causando mais custo ao município.

Algumas medidas serão tomadas, portanto, para tentar diminuir esses índices. A responsável pelo setor de Educação no Trânsito do Demutran, Cláudia Barbosa, informou que campanhas educativas para o uso do cinto de segurança,contra a utilização de celular no trânsito e outras infrações serão iniciadas. A iniciativa servirá para alertar aos condutores sobre uma fiscalização mais severa que entrará em vigor ainda este ano no município.



Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Quatro veículos são destruídos em incêndio próximo à delegacia

PMs evitam suicídio em Juazeiro no dia do aniversário de 185 anos da corporação

Empresário de Crato que estava desaparecido teve o corpo encontrado esta manhã